Pular para o conteúdo principal

A obra do Estádio Ernani Sátyro – “O Amigão” em Campina Grande: a relação arquitetura/ estrutura


                                                                                    Texto: Alcilia Afonso.
Esta postagem trata sobre a relação existente entre arquitetura e estrutura durante a produção de obras modernas, utilizando como objeto de estudo, o estádio de futebol Ernani Sátyro (1973-1975), popularmente conhecido por “Amigão”, construído na cidade de Campina Grande, agreste paraibano.




Volumetria da Arquitetura do Estádio O Amigão. Foto: Alcilia Afonso. 2018.


SOBRE O AUTOR DA OBRA

AFONSO (2014) vem realizando pesquisas sobre o autor da obra, o arquiteto mineiro Raul de Lagos Cirne - observando sua atuação no nordeste brasileiro. E levantou as seguintes informações sobre o arquiteto:



Raul de Lagos Cirne era filho de Otto Pires Cirne e Maria de Lourdes de Lagos Cirne, e nasceu no dia 04 de agosto de 1928, em Belo Horizonte. Graduou-se Engenheiro Arquiteto pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1951, quando iniciaram, em seguida, suas atividades como arquiteto.

Na sua formação como arquiteto, Cirne conviveu com a implantação da linguagem moderna na cidade, tendo a presença de Juscelino Kubitschek para prefeito, em 16 de abril de 1940, que foi decisiva para a instalação definitiva da modernidade na capital mineira.

Após sua formação como arquiteto, Cirne iniciou uma brilhante carreira profissional, prestando consultoria como arquiteto para diversas instituições, tais como, a CEMIG- Centrais Elétricas de Minas Gerais, para a elaboração de projeto do edifício da sede situado na Av. Barbacena, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte; para a SEEBLA- Serviços de Engenharia Emilio Baumgart Ltda; para a Engevix- Estudos e Projetos de Engenharia, filial de Belo Horizonte; e para a SUDECAP para estudos de soluções dos sistemas viários da Praça Sete e Praça Raul Soares.

Durante os anos setenta trabalhou como arquiteto da empresa mineira SEEBLA/ Serviços de Engenharia Emilio Baumgart LTDA, que desenvolvia projetos para várias cidades brasileiras, inclusive, para o estado da Paraíba e Piauí, tais como o Estádio Albertão (Teresina), e o Monumento do Jenipapo, localizado em Campo Maior, o estádio Ernani Sátyro (Amigão) em Campina Grande e o Estádio Almeidão, em João Pessoa.



 SOBRE A OBRA

A obra analisada se caracteriza pelo diálogo entre concepção arquitetônica e estrutural, na qual se observa que Cirne procurou unir criatividade e tecnologia, denotando uma forte influência da obra do engenheiro e arquiteto estrutural de renome no panorama internacional- Pier Luigi Nervi- que utilizou nos anos 50, na Itália, principalmente a técnica do concreto armado, estando sempre atento à relação estrutura/ forma.

 Arquitetura e estrutura. Foto: Alcilia Afonso. 2018



A edificação está localizada no bairro Itararé, na cidade de Campina Grande – PB, em uma área de 25 hectares que foi desapropriada para a construção do estádio. A escolha do local para implantar a obra considerou a facilidade de acesso do local, que fica muito próximo às rodovias federais, e ao Aeroporto de Campina Grande.


O Amigão foi construído entre 1974 – 1975 e inaugurado em 08 de março de 1975; O estádio ficou assim conhecido, devido ao prefeito Ernani que tratava seus companheiros como "velho amigo".



                   Detalhe de elemento estrutural. Foto: Alcilia Afonso. 2018

A arquitetura brutalista foi a linguagem adotada, e se caracteriza pela adoção de estruturas robustas, em concreto armado, aparente, e que se expressam plasticamente, através da "verdade" plástica dos materiais (AFONSO E SOBREIRA, 2017) e arrojadas soluções estruturais, como a utilizada na marquise das arquibancadas principais, que trabalha com grande balanço em concreto armado.

A materialidade do concreto armado foi adotada no estádio, em solução arquitetônica que tirou partido da estrutura para conceber a forma moderna. O Edifício do Estádio Amigão é constituído de uma planta baixa em forma elíptica marcada pela estrutura aparente dos pórticos em concreto armado e utilizada como recurso estético da composição.

 Arquitetura e estrutura. Foto: Alcilia Afonso. 2018

A forma arquitetônica tirou partido da estrutura para  conceber a obra e adotou o concreto armado como sistema construtivo e sua textura aparente predomina na materialidade do edifício.

A riqueza da solução estrutural é a responsável pelo resultado formal da obra, que de maneira elegante, proporcional, harmoniosa e bem detalhada alcançou um resultado de excelência de concepção arquitetônica, provando mais uma vez, que a boa relação entre o conhecimento construtivo de arquitetos e engenheiros é fundamental.

Para saber mais acessem as referências bibliográficas abaixo:


AFONSO, Alcilia. 2018. Arquitetura e estrutura: a obra de Raul Cirne em estádios de futebol do Piauí e da Paraíba nos anos 70. Manaus: 7º Docomomo norte nordeste. 2018.

AFONSO, Alcilia. SOBREIRA, Cinthya. A presença da arquitetura mineira na construção da paisagem moderna na Paraíba. Estádio Ernani Sátyro. Campina Grande. 1974-1975. Anais do 4º Colóquio Ibero Americano. Paisagem cultural, paisagem e patrimônio. Belo Horizonte. 2016.

AFONSO, Alcilia. Raul de Lagos Cirne. A presença mineira na arquitetura piauiense. 1971-1975. Fortaleza: Anais do 5º Seminário Docomomo Norte nordeste. UFCE. 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Art Déco em Campina Grande

Texto: Alcilia Afonso Essa postagem tratará de uma breve introdução sobre o estilo Art Déco encontrado em Campina Grande, que compõe um rico acervo arquitetônico estudado por vários autores que se aprofundaram sobre o tema, como Lia Rossi(2010) e Marcus Queiroz(2008). Para quem se interessar sobre o tema, há também um artigo escrito por AFONSO e ARAÚJO(2015) que explora esta linguagem na cidade de Campina Grande. Esclarecendo o conceito: Art Déco e a protomodernidade.   A linguagem Déco foi uma tendência francesa que surgiu devido a um movimento internacional de design, destacando-se no período de 1925 a 1939, se estendendo pelas artes decorativas, arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como nas artes visuais, na moda, na pintura, nas artes gráficas e cinema. Pode-se afirmar que, de certa maneira, misturou diversos estilos e movimentos, tais como, o construtivismo, o cubismo, Bauhaus, Art Nouveau, o modernismo e o futurismo.

Casa Miguel Vita, Recife. 1958: Documentação e arquitetura

Esta postagem visa socializar o material documental produzido por mim,  arquiteta, e professora Dra. Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo, que entre 2002 a 2006, realizei minha tese doutoral no Departamento de projetos arquitetônicos da ETSAB/UPC-Barcelona,  e analisei esta obra, entre outras, para minha tese de doutorado sobre a consolidação da arquitetura moderna em Recife, nos 50 (Afonso,2006).                               Vista da fachada principal e lateral direita(nordeste). Fonte: 3D de Ivanilson Pereira 2020, baseado em redesenho em Autocad de Alcilia Afonso. 2004 . Torna-se necessário difundir tal pesquisa, considerando que recentemente, entre os dias 3 e 4 de outubro a  Casa Miguel Vita foi abruptamente demolida , nos restando agora, apenas a documentação produzida para a salvaguarda da memória arquitetônica do bem. Conclui recentemente um artigo sobre a obra a ser publicado em breve- na Revista Mnemosine, do programa de pós-graduação em história da UFCG, que fará parte de u

Raul Cirne: A presença mineira no nordeste brasileiro.

                                                             Texto: Alcília Afonso. AFONSO (2014) vem realizando pesquisas sobre o arquiteto Raul Cirne e sua atuação no nordeste brasileiro, havendo escrito artigos publicados em periódicos e em congressos sobre modernidade arquitetônica e através de tais pesquisas, levantou-se que Raul de Lagos Cirne era filho de Otto Pires Cirne e Maria de Lourdes de Lagos Cirne, e nasceu no dia 04 de agosto de 1928, em Belo Horizonte.                                                    O arquiteto em entrevista à Alcilia Afonso.BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013. Graduou-se Engenheiro Arquiteto pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1951, quando iniciou, em seguida, suas atividades como arquiteto.                    Em sua antiga prancheta de trabalho. BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013. Na sua formação como arquiteto, Cirne conviveu com a implantação da linguagem moderna na ci