Texto: Alcilia Afonso.
Esta postagem trata sobre a relação existente entre arquitetura e estrutura durante a produção de obras modernas, utilizando como objeto de estudo, o estádio de futebol Ernani Sátyro (1973-1975), popularmente conhecido por “Amigão”, construído na cidade de Campina Grande, agreste paraibano.
Volumetria da Arquitetura do Estádio O Amigão. Foto: Alcilia Afonso. 2018.
SOBRE O AUTOR DA OBRA
AFONSO (2014) vem realizando pesquisas sobre o autor da obra, o arquiteto mineiro Raul de Lagos Cirne - observando sua atuação no nordeste brasileiro. E levantou as seguintes informações sobre o arquiteto:
Raul de Lagos Cirne era filho de Otto Pires Cirne e Maria de Lourdes de Lagos Cirne, e nasceu no dia 04 de agosto de 1928, em Belo Horizonte. Graduou-se Engenheiro Arquiteto pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1951, quando iniciaram, em seguida, suas atividades como arquiteto.
Na sua formação como arquiteto, Cirne conviveu com a implantação da linguagem moderna na cidade, tendo a presença de Juscelino Kubitschek para prefeito, em 16 de abril de 1940, que foi decisiva para a instalação definitiva da modernidade na capital mineira.
Após sua formação como arquiteto, Cirne iniciou uma brilhante carreira profissional, prestando consultoria como arquiteto para diversas instituições, tais como, a CEMIG- Centrais Elétricas de Minas Gerais, para a elaboração de projeto do edifício da sede situado na Av. Barbacena, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte; para a SEEBLA- Serviços de Engenharia Emilio Baumgart Ltda; para a Engevix- Estudos e Projetos de Engenharia, filial de Belo Horizonte; e para a SUDECAP para estudos de soluções dos sistemas viários da Praça Sete e Praça Raul Soares.
Durante os anos setenta trabalhou como arquiteto da empresa mineira SEEBLA/ Serviços de Engenharia Emilio Baumgart LTDA, que desenvolvia projetos para várias cidades brasileiras, inclusive, para o estado da Paraíba e Piauí, tais como o Estádio Albertão (Teresina), e o Monumento do Jenipapo, localizado em Campo Maior, o estádio Ernani Sátyro (Amigão) em Campina Grande e o Estádio Almeidão, em João Pessoa.
A obra analisada se caracteriza pelo diálogo
entre concepção arquitetônica e estrutural, na qual se observa que Cirne
procurou unir criatividade e tecnologia, denotando uma forte influência da obra
do engenheiro e arquiteto estrutural de renome no panorama internacional- Pier
Luigi Nervi- que utilizou nos anos 50, na Itália, principalmente a técnica do
concreto armado, estando sempre atento à relação estrutura/ forma.
Arquitetura e estrutura. Foto: Alcilia Afonso. 2018
A edificação está localizada no bairro Itararé, na cidade de Campina Grande – PB, em uma área de 25 hectares que foi desapropriada para a construção do estádio. A escolha do local para implantar a obra considerou a facilidade de acesso do local, que fica muito próximo às rodovias federais, e ao Aeroporto de Campina Grande.
O Amigão foi construído entre 1974 – 1975 e inaugurado em 08 de março de 1975; O estádio ficou assim conhecido, devido ao prefeito Ernani que tratava seus companheiros como "velho amigo".
Detalhe de elemento estrutural. Foto: Alcilia Afonso. 2018
A arquitetura brutalista foi a linguagem adotada, e
se caracteriza pela adoção de estruturas robustas, em concreto armado,
aparente, e que se expressam plasticamente, através da "verdade"
plástica dos materiais (AFONSO E SOBREIRA, 2017) e arrojadas soluções
estruturais, como a utilizada na marquise das arquibancadas principais, que
trabalha com grande balanço em concreto armado.
A materialidade do concreto armado foi adotada no
estádio, em solução arquitetônica que tirou partido da estrutura para conceber
a forma moderna. O Edifício do Estádio Amigão é constituído de uma
planta baixa em forma elíptica marcada pela estrutura aparente dos pórticos em
concreto armado e utilizada como recurso estético da composição.
Arquitetura e estrutura. Foto: Alcilia Afonso. 2018
A forma arquitetônica tirou partido da estrutura
para conceber a obra e adotou o concreto
armado como sistema construtivo e sua textura aparente predomina na materialidade
do edifício.
A riqueza da solução estrutural é a responsável pelo
resultado formal da obra, que de maneira elegante, proporcional, harmoniosa e
bem detalhada alcançou um resultado de excelência de concepção arquitetônica,
provando mais uma vez, que a boa relação entre o conhecimento construtivo de
arquitetos e engenheiros é fundamental.
Para saber mais acessem as referências
bibliográficas abaixo:
AFONSO, Alcilia. 2018. Arquitetura e estrutura: a obra de Raul Cirne em estádios de futebol do Piauí e da Paraíba nos anos 70. Manaus: 7º Docomomo norte nordeste. 2018.
AFONSO, Alcilia. SOBREIRA, Cinthya. A presença da arquitetura mineira na construção da paisagem moderna na Paraíba. Estádio Ernani Sátyro. Campina Grande. 1974-1975. Anais do 4º Colóquio Ibero Americano. Paisagem cultural, paisagem e patrimônio. Belo Horizonte. 2016.
AFONSO, Alcilia. Raul de Lagos Cirne. A presença mineira na arquitetura piauiense. 1971-1975. Fortaleza: Anais do 5º Seminário Docomomo Norte nordeste. UFCE. 2014.
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