Pular para o conteúdo principal

Raul Cirne: A presença mineira no nordeste brasileiro.



                                                             Texto: Alcília Afonso.



AFONSO (2014) vem realizando pesquisas sobre o arquiteto Raul Cirne e sua atuação no nordeste brasileiro, havendo escrito artigos publicados em periódicos e em congressos sobre modernidade arquitetônica e através de tais pesquisas, levantou-se que Raul de Lagos Cirne era filho de Otto Pires Cirne e Maria de Lourdes de Lagos Cirne, e nasceu no dia 04 de agosto de 1928, em Belo Horizonte.

                                              


   O arquiteto em entrevista à Alcilia Afonso.BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013.

Graduou-se Engenheiro Arquiteto pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1951, quando iniciou, em seguida, suas atividades como arquiteto.




                   Em sua antiga prancheta de trabalho. BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013.

Na sua formação como arquiteto, Cirne conviveu com a implantação da linguagem moderna na cidade, tendo a presença de Juscelino Kubitschek para prefeito, em 16 de abril de 1940, que foi decisiva para a instalação definitiva da modernidade na capital mineira. 

A arquitetura de Belo Horizonte inseriu-se no ambiente moderno dos anos 50 e 60 pelas resoluções de programas voltados apenas para as necessidades das classes abastadas e construções de equipamentos que garantissem o funcionamento e afirmação da nova política municipal, estadual e federal. Notabilizaram-se, nesta época, a verticalização e a estética da arquitetura, principalmente no centro da cidade, e os edifícios institucionais como representantes autênticos de um novo tempo da modernidade belo-horizontina, conforme colocou AFONSO ( 2014).

Após sua formação como arquiteto, Cirne iniciou uma brilhante carreira profissional, prestando consultoria como arquiteto para diversas instituições, tais como, a CEMIG- Centrais Elétricas de Minas Gerais, para a elaboração de projeto do edifício da sede situado na Av. Barbacena, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte; para a SEEBLA- Serviços de Engenharia Emilio Baumgart Ltda; para a Engevix- Estudos e Projetos de Engenharia, filial de Belo Horizonte; e para a SUDECAP para estudos de soluções dos sistemas viários da Praça Sete e Praça Raul Soares.

Durante os anos setenta trabalhou como arquiteto da empresa mineira SEEBLA/ Serviços de Engenharia Emilio Baumgart LTDA, que desenvolvia projetos para várias cidades brasileiras, inclusive, para o estado da Paraíba e Piauí, tais como o Estádio Albertão (Teresina), e o Monumento do Jenipapo, localizado em Campo Maior, o estádio Ernani Sátyro (Amigão) em Campina Grande e o Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Uma informação curiosa foi descobrir o elo existente entre Raul Cirne e a SEEBLA. Investigando-se sobre os vínculos pessoais e profissionais, chegou-se aos nomes do engenheiro Gil César Moreira de Abreu. A esposa de Raul Cirne, Marília, era irmã do engenheiro Gil César, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Minas Gerais (UMG), que foi o construtor do estádio de futebol Mineirão, conhecido como Gigante da Pampulha.

Obras no Nordeste:


1_ Na Paraíba.


Estádio Ernani Sátyro, conhecido como “Amigão”, inaugurado em 08 de março de 1975, aproximadamente dois anos após a inauguração da primeira etapa do estádio Albertão. 

A edificação está localizado no bairro Itararé, na cidade de Campina Grande – PB, em uma área de 25 hectares que foi desapropriada para a construção do estádio. A escolha do local para implantar a obra considerou a facilidade de acesso do local, que fica muito próximo às rodovias federais, e ao Aeroporto de Campina Grande.

O Amigão foi construído entre 1974 – 1975 e inaugurado em 08 de março de 1975; O estádio ficou assim conhecido, devido ao prefeito Ernani que tratava seus companheiros como "velho amigo".

         Estádio O Amigão. CG/PB. Foto: Alcilia Afonso.2017.

2_ No Piauí


1_ O Estádio de futebol Governador Alberto Tavares Silva , conhecida como Estádio Albertão inaugurado em 26 de agosto de 1973, na cidade de Teresina-PI, localizado na zona sul, no bairro Três Andares, estando implantado em um terreno de nível elevado em relação ao seu entorno.

A obra foi construída em duas etapas, sendo a primeira concluída em 120 dias, batendo recordes de prazo de execução e de tecnologia aplicada, empregando 900 trabalhadores da região. A segunda etapa foi realizada entre 1974 a 1978, para a conclusão dos pórticos externos e a laje de cobertura- na época a maior laje em balanço de concreto protendido no Brasil. 




Estádio de futebol Governador Alberto Tavares Silva. Foto: Alcilia Afonso.2013


2_ Monumento do Jenipapo.

A obra está localizada na BR - 343, a 90 km de Teresina e 60 km de Campo Maior, região norte do Piauí. O monumento foi solicitado pelo Exército Brasileiro em parceria com o Governo de Alberto Silva, e foi implantado no local onde houve a Batalha de Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823. No mesmo local encontra-se o cemitério dos heróis que lutaram pela independência do Brasil naquela região.


Nota-se na volumetria, o predomínio da horizontalidade, na qual o grande plano de cobertura marca o edifício, que é arrematado por pilares trapezoidais em concreto aparente, que parecem flutuar, pois possuem suas terminações inseridas em espelho de água. Um volume posterior prismático também em concreto aparente, quebra a simetria das escadarias de acesso à praça/ mirante.


                               Monumento do Jenipapo.Campo Maior.PI. Foto: Alcilia Afonso.2013



PARA SABER MAIS:


AFONSO, Alcilia. arquitetura e estrutura: a obra de Raul Cirne em estádios de futebol do Piauí e da Paraíba nos anos 70. Manaus: Anais do 7º Seminário Docomomo Norte nordeste. UFAM. 2018. 

AFONSO, Alcilia e NEGREIROS, Ana. Documentos da arquitetura moderna no Piauí. Teresina: EDUPI, 2010. 

AFONSO, Alcilia. Raul de Lagos Cirne. A presença mineira na arquitetura piauiense. 1971-1975. Fortaleza: Anais do 5º Seminário Docomomo Norte nordeste. UFCE. 2014. 

AFONSO, Alcilia e VERISSIMO, Victor. Arquitetura moderna em Teresina.Guia. Teresina: EDUPI, 2015. 

AFONSO, Alcilia. Arquitetura brutalista no Piauí nos anos 1970. Arquitextos, São Paulo, ano 15, n. 174.02, Vitruvius, dez. 2014 <http://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/15.174/5367>.Acesso em: 04.mar.2016. 

AFONSO, Alcilia. SOBREIRA, Cinthya. A presença da arquitetura mineira na construção da paisagem moderna na Paraíba. Estádio Ernani Sátyro. Campina Grande. 1974-1975. Anais do 4º Colóquio Ibero Americano. Paisagem cultural, paisagem e patrimônio. Belo Horizonte. 2016.
             


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa Miguel Vita, Recife. 1958: Documentação e arquitetura

Esta postagem visa socializar o material documental produzido por mim,  arquiteta, e professora Dra. Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo, que entre 2002 a 2006, realizei minha tese doutoral no Departamento de projetos arquitetônicos da ETSAB/UPC-Barcelona,  e analisei esta obra, entre outras, para minha tese de doutorado sobre a consolidação da arquitetura moderna em Recife, nos 50 (Afonso,2006).                               Vista da fachada principal e lateral direita(nordeste). Fonte: 3D de Ivanilson Pereira 2020, baseado em redesenho em Autocad de Alcilia Afonso. 2004 . Torna-se necessário difundir tal pesquisa, considerando que recentemente, entre os dias 3 e 4 de outubro a  Casa Miguel Vita foi abruptamente demolida , nos restando agora, apenas a documentação produzida para a salvaguarda da memória arquitetônica do bem. Conclui recentemente um artigo sobre a obra a ser publicado em brev...

Art Déco em Campina Grande

Texto: Alcilia Afonso Essa postagem tratará de uma breve introdução sobre o estilo Art Déco encontrado em Campina Grande, que compõe um rico acervo arquitetônico estudado por vários autores que se aprofundaram sobre o tema, como Lia Rossi(2010) e Marcus Queiroz(2008). Para quem se interessar sobre o tema, há também um artigo escrito por AFONSO e ARAÚJO(2015) que explora esta linguagem na cidade de Campina Grande. Esclarecendo o conceito: Art Déco e a protomodernidade.   A linguagem Déco foi uma tendência francesa que surgiu devido a um movimento internacional de design, destacando-se no período de 1925 a 1939, se estendendo pelas artes decorativas, arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como nas artes visuais, na moda, na pintura, nas artes gráficas e cinema. Pode-se afirmar que, de certa maneira, misturou diversos estilos e movimentos, tais como, o construtivismo, o cubismo, Bauhaus, Art Nouveau, o modernismo e o futurism...