TEXTO: ALCILIA AFONSO
Este texto foi extraído de artigo de minha autoria publicado na íntegra na Revista Projetar, abaixo citado como fonte para utilização do mesmo:
AFONSO, Alcilia. “Notas sobre métodos
para a pesquisa arquitetônica patrimonial”. Revista Projetar. Projeto e percepção do ambiente. Natal: Editora
da UFRN. V.4 Nº3. pp 54-71. Dezembro de 2019.
INTRODUÇÃO
Trata-se de um um resumo sobre a metodologia que aplico como coordenadora do Grupal_ grupo de pesquisa Arquitetura e Lugar, cadastrado na UFCG e no CNPq.
Como foi dito anteriormente, o texto completo está publicado na Revista Projetar da UFRN, e quem desejar se aprofundar mais em cada tópico abordado, deve consultar o mesmo.
O objetivo dessa postagem é divulgar uma proposta metodológica aos interessados na área de arquitetura, possibilitando mais um caminho a ser seguido por jovens pesquisadores, para a
elaboração de análises arquitetônicas, que não sejam apenas descritivas, mas
também, críticas. Que procurem relacionar informações primordiais para a
apreensão e compreensão do objeto arquitetônico, relacionando-o com seus mais
distintos condicionantes.
Tais análises arquitetônicas podem estar presentes em estudos de
casos para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos, como também para
estudos patrimoniais de edificações de distintos períodos estilísticos, que
possam ou não, sofrer projetos de intervenção.
Arquitetura e Lugar. Fábrica da Hering Nordeste. Fonte: Alcilia Afonso.2020
A
PROPOSTA METODOLÓGICA
No momento, estamos
trabalhando para a análise do objeto arquitetônico com valor patrimonial com as
sete dimensões- aqui listadas como as fundamentais- que interagem com a
arquitetura:
1_ A
DIMENSÃO NORMATIVA
2_ A
DIMENSÃO HISTÓRICA
3_ A
DIMENSÃO ESPACIAL
4_ A
DIMENSÃO TECTÔNICA
5_ A
DIMENSÃO FUNCIONAL
6_ A DIMENSÃO FORMAL
7_ A DIMENSÃO DA CONSERVAÇÃO
Sabe-se que poderiam
entrar mais variantes, que criassem novas dimensões, mas até o momento
limita-se a estas e tem funcionado bem, conforme será exposto.
Propõe-se ainda, como
conclusão da análise
arquitetônica, um olhar sobre a CONSERVAÇÃO DA OBRA, observando se a
mesma está protegida legalmente e o seu estado de conservação- conforme será
visto a seguir.
Tabela síntese das dimensões arquitetônicas. Fonte: Diego Diniz.2020.
Vamos a seguir, tratar sobre o que deve ser analisado em cada uma destas dimensões:
1_ DIMENSÃO NORMATIVA
A dimensão normativa
faz referência ao levantamento inicial que se deve ter sobre as leis, decretos,
registros- que protegem este determinado bem.
A realização de uma
pesquisa em órgãos
públicos relacionados à preservação cultural em nível municipal, estadual e
federal, é fundamental.
Questões como:
1_ o objeto é inventariado? Registrado? Tombado?
2_ Faz parte de algum sítio histórico?
Procurar observar se
este determinando bem está devidamente inventariado, registrado, tombado,
inserido em alguma área de proteção ambiental torna-se um dos primeiros passos
para a análise do bem arquitetônico, seja para uma análise da obra, seja para
um projeto de intervenção no mesmo.
2_ DIMENSÃO HISTÓRICA
A dimensão histórica
está relacionada ao fator tempo, recorte temporal, corte cronológico ou contexto
social, econômico, cultural no qual o objeto arquitetônico foi projetado e construído.
Assim, deve ser
realizada a análise dos fatores que originaram o projeto, a obra, o cliente, os
custos, na época em estudo.
Esta dimensão
histórica apoia-se em SERRA (2006),
que em seu livro intitulado “Pesquisa em Arquitetura e urbanismo/ Guia prático
para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação” aponta
para a existência do processo que envolve o objeto e o sistema/ condicionantes
que envolvem este processo.
3_ DIMENSÃO ESPACIAL
Esta análise espacial
da obra apoia-se em metodologia proposta por GASTON
e ROVIRA (2007) que
elaboraram um guia básico de investigação sobre o projeto de arquitetura, cujo
objetivo é o de facilitar a análise crítica e arquitetônica dos objetos
estudados, apresentando ferramentas para operar o material documental de
maneira eficiente, assim como, ilustrar o modo mais adequado de elaborar e
apresentar as conclusões.
GASTÓN e ROVIRA
(2007), do grupo de pesquisa FORM/ UPC/ Universidade Politécnica da Catalunha,
propõem o
estudo gráfico projetual, realizando imagens fotográficas da obra, levantamento
de material de projeto, como plantas, cortes, fachadas e construções
tridimensionais, que permitem a melhor compreensão do objeto em estudo
.
Aqui parte-se do
princípio, que o espaço pode ser compreendido como a paisagem do ambiente
natural e paisagem do ambiente construído, e, portanto, a análise da dimensão
espacial ocorrerá em dois níveis:
1) A do ESPAÇO EXTERNO À
OBRA_ observando-se as
características do lugar e do entorno, o tipo de relevo, a hidrografia, a
vegetação, a geologia, o clima, os acessos e materiais existentes nesta
paisagem.
“A
relação com o lugar é fundamental para a arquitetura; nenhum projeto de
qualidade pode ser indiferente ao seu entorno. Projetar é estabelecer relações
entre partes de um todo; isso vale tanto para as relações internas a um projeto
quanto para as que cada edifício estabelece com seu entorno, do qual é uma
parte”. MAHFUZ (2004)
2) O segundo nível da análise da dimensão espacial tratará do ESPAÇO INTERNO DA
EDIFICAÇÃO: observando-se pontos
tais como:
_ as soluções de implantação da obra no
terreno;
_ a solução do programa de necessidades
em planta baixa,
_ o zoneamento,
_ a relação entre zonas,
_ fluxogramas,
_ as alturas dos espaços,
_ as relações de transparência e
permeabilidade,
_ a existência de pátios, jardins,
varandas, etc.
Aqui é gerado um rico material gráfico, composto por
redesenhos, imagens tridimensionais, entre outros.
4_DIMENSÃO TECTÔNICA
A compreensão do que vem a ser tectônica- frequentemente
definida como “arte da construção” (FRAMPTON, 1995), é fundamental para o
entendimento desta dimensão.
O termo “TECTÔNICA” é definido como o
caráter essencial da arquitetura através do qual, parte de sua expressividade
intrínseca é inseparável da maneira precisa da construção, não
mais se apresentando como um manifesto contra o cenográfico e o
representacional,
como ocorreu no debate inicial de FRAMPTON (1985 e 1990) em seus primeiros
textos sobre o tema, onde criticava a
produção pós moderna- mas como uma maneira de abordar a arquitetura enquanto
concepção e construção, enquanto realização, conjuntamente.
Na ANÁLISE DA TECTÔNICA, propõe-se uma pauta
de pontos a serem seguidos, baseados em GASTON e ROVIRA (2007) tais como,
observações sobre:
a
estrutura de suporte + as soluções construtivas de peles e paredes + cobertura +
detalhes construtivos +
revestimentos e texturas.
Entendendo aqui que um sistema construtivo é composto não
apenas da estrutura da obra em si, com sua divisão básica em subestrutura
(fundações), e superestrutura
(pilares, vigas, e
peles), mas também, de seus detalhes, junções que envolvem as
relações entre a materialidade e
as soluções
projetuais, que formam o
arcabouço construtivo de determinada edificação e lhe conferem um valor
construtivo a ser preservado.
Os pontos de análise
da dimensão tectônica a serem considerados são:
1.ESTRUTURA
DE SUPORTE- Observar o sistema
estrutural adotado; o uso de modulação, tramas ordenadoras; os materiais
utilizados na superestrutura (pilares e vigas) de paredes: a) tipo de
estrutura: paredes estruturais, concreto armado, perfis metálicos; b) analisar
se a solução estrutural se manifesta de forma sistemática ou sintomática; c) e
a relação estrutura / configuração do edifício.
2. PAREDES- Observar quais foram
os materiais e soluções empregados nas peles (esquadrias, cobogós, pedras, etc), observando-se: a)
tipo de parede: muros, painéis de vidro; b) relação fechamento/ estrutura; c)
fechamento sistemático ou soluções particulares; d) sistema construtivo:
economia de meios ou diversificação de soluções.
3. COBERTURA:
Observar quais foram
os materiais e soluções construtivas utilizados
da cobertura; As soluções são expressas ou implícitas?; b) Qual o papel da cobertura na configuração edifício?;
c) Quais foram os fechamentos visuais e que soluções foram empregadas na
proteção climática?
4. DETALHES
CONSTRUTIVOS existentes na obra:
presentes em marquises, escadas, rampas, balcões, fachadas, coberturas,
esquadrias, entre outros elementos.
5. REVESTIMENTOS
E TEXTURAS PLASTICIDADE E CROMATISMO MATERIAL: a) textura e cor de materiais; b) textura e plasticidade
de soluções.
5_DIMENSÃO
FORMAL
MONTANER (2002, p.10)
escreveu que “as formas sempre compartilham valores éticos, remetem a
marcos cultural, compartilham critérios sociais e se referem a significados”.
A dimensão formal a
ser analisada, conceitua forma, apoiando-se aqui na definição de MONTANER
(2002, p.8) que explica que esta deve ser entendida como estrutura essencial e
interna, como construção do
espaço e da matéria: “Dentro
desta concepção, forma e conteúdo tendem a coincidir.”
O termo ’estrutura’ seria a ponte que
interligaria os diversos significados da forma”.
As obras devem ser
analisadas, não apenas por sua aparência, mas também por seu conteúdo.
Vitruvio e sua teoria de 2000
anos atrás, e que até meados do século XVIII possuía uma forte aceitação_ dizia que a boa arquitetura
seria aquela que apresentasse um equilíbrio entre os três componentes da tríade vitruviana:
“Firmitas
(solidez) e Utilitas
(adequação funcional), que
fazem parte da esfera racional do conhecimento e Venustas (beleza, no entendimento de alguns), “que é o componente
estético da tríade significando o que, em tempos pré-modernos, estava centrado
nas relações proporcionais e na aplicação das ordens clássicas ao exterior dos
edifícios”. MAHFUZ (2004)
6_DIMENSÃO
FUNCIONAL
A análise da dimensão
funcional ou de utilização da obra observa o uso original, as transformações
sofridas referentes ao uso ao longo dos anos, e o uso atual da edificação.
A funcionalidade do
edifício deve ser analisada considerando-se as soluções do programa em planta,
o zoneamento e por isso, é constante o diálogo com a análise da dimensão
espacial interna, conforme foi visto anteriormente.
Segundo COLIN (2000,
p.41) o edifício possui três categorias de funções:
FUNÇÃO SINTÁTICA, SEMÂNTICA e PRAGMÁTICA.
FUNÇÃO SINTÁTICA _ refere-se à
relação do edifício com a cidade, o terreno, o lugar no qual está implantado,
com seu contexto imediato.
Qual o papel da edificação na paisagem na qual ela está inserida?
Qual o papel da edificação na paisagem na qual ela está inserida?
FUNÇÃO SEMÂNTICA _ procura analisar o significado da obra para a sociedade, pois conforme
coloca Colin, a edificação além de abrigar uma atividade, também representa e
significa algo para as pessoas daquele lugar.
FUNÇÃO PRAGMÁTICA_
analisa as relações da obra com seus usos, atividades.
7_DIMENSÃO DA CONSERVAÇÃO
Aqui devem ser observados aspectos, tanto no que é referente à proteção legal, estudada na dimensão normativa; quanto ao seu estado
de conservação física,
no que é referente às patologias existentes na mesma, acarretadas pelo
seu uso e processo construtivo.
Tais aspectos devem
ser observados no estudo
do objeto arquitetônico de interesse patrimonial, acompanhados
finalmente dos mapas de danos (TINOCO, 2009) que depois de diagnosticadas as patologias da obra analisada,
indicarão a conduta que deve ser orientada para a preservação do bem.
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