Pular para o conteúdo principal

Como intervir no patrimônio histórico?

Texto: Alcilia Afonso/ Kaki

Intervir no patrimônio edificado não é uma tarefa simples: e considero como um dos mais complexos projetos arquitetônicos que um aluno, ou profissional, execute.

Antes de tudo, deve-se possuir um conhecimento prévio, sobre os estilos arquitetônicos, suas caraterísticas, elementos projetuais e construtivos para com conhecimento e sensibilidade,pode desenvolver a intervenção.

Não se conserva apenas os imóveis antigos, mas também, o acervo recente, seja moderno ou contemporâneo. Esta discussão vem sendo tratada há anos por cientistas da área tais como Viollet-Le-Duc, Riegl, Ruskin, e tantos outros, que através de encontros promovidos pela UNESCO,  e outras instituições, sempre estão atualizando a discussão: por isso, a leitura das Cartas patrimoniais é obrigatória para que deseja atuar nesta área.


Existem no Brasil, vários programas de pós-graduação destinados a capacitarem aqueles que desejam aprender mais na área- um mercado que só tende a crescer no país, pelo envelhecimento de nossa arquitetura e pela necessidade em se preservar a nossa arquitetura e as nossas cidades.

A FAUUFBA, a FAUUFMG, a UFPE, a FAUUSP, entre outras, possuem um corpo docente altamente qualificado para preparar o profissional para atuar de forma correta, e estas instituições devem ser acessadas para um melhor conhecimento de seus respectivos cursos de pós-graduação.

Temos presenciado em nossas cidades, demolições, descaracterizações, muitas vezes orquestradas por profissionais despreparados que não se aprofundaram em suas formações e especializações na área de intervenção no patrimônio edificado.

Aqui, postarei algumas dicas fundamentais, com esquemas gráficos que utilizo na disciplina que ministro no CAU/UAEC/UFCG, projeto arquitetônico 5- além de uma bibliografia básica para quem desejar se aprofundar mais.

Reforço, que são apenas"dicas": pois é uma área complexa, que possui profissionais altamente gabaritados e especialistas na área, e o que divulgo aqui, são aqueles primeiros passos que todos devem saber e seguir, apoiados todos em autores clássicos.

Vejam o primeiro esquema  da proposta metodológica que adoto, e observem as etapas básicas para se dar início ao trabalho. São 3 etapas: 1) compreensão do objeto; 2) estudo das patologias; 3) conduta.

Cada qual possui produtos específicos e necessitam ser cumpridos, no passo a passo, para um resultado projetual adequado.


A compreensão do objeto necessita uma análise arquitetônica, que devido às exigências acadêmicas, criei um roteiro a fim de facilitar:

Para conservar tal patrimônio arquitetônico, conhecer as etapas do processo projetual também torna-se fundamental. Por isso, vejam o esquema abaixo, no qual baseado na proposta da professora Ribeiro(2006), apresenta-se um roteiro para as etapas do projeto em sua fase de diagnóstico do caso a ser trabalhado:



O diagnóstico é fundamental e será ele que levará à definição de uma conduta indicada ao projeto.

Em seguida, apresento mais um gráfico metodológico de estudo das patologias,  a segunda etapa para se intervir na conservação, e procurar o problema patológico que afeta a obra, e daí,   sofrer a intervenção em um distinto nível.

A obra pode apresentar vários problemas patológicos, em seus distintos elementos construtivos, e somente após tal análise, baseada em Tinoco (2009), se começa de fato, a conceber o que deve ser realizado no projeto.




Friso que é importante sempre projetar com critérios, e aqui, os princípios de baseiam no que colocou a Professora Beatriz Kulh(2007):

A conduta é portanto a última etapa, e é bom sempre iniciar o projeto arquitetônico  sabendo distinguir cada conceito, cada tipo de intervenção. Sobre este tema sugiro que  liam as  Cartas patrimoniais, além de autores como Ribeiro(2006) que esclarece de forma clara cada conceito.

Após a leitura dos conceitos, o profissional saberá que cada um possui objetivos distintos e por isso, é fundamental saber distinguir cada um deles.

 Conforme foi colocado inicialmente, aqui tem-se apenas uma breve introdução, e por isso, abaixo listo algumas referências bibliográficas para um aprofundamento teórico antes de se partir para a prática projetual.

Bibliografia de apoio

AFONSO, Alcilia. Proposta metodológica para pesquisa arquitetônica patrimonial. 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, Belo Horizonte-MG, p. 1-18, 8 maio 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/. Acesso em: 24 ago. 2019.
AFONSO, Alcília. Tectônica da modernidade: desafios para a preservação da arquitetura moderna no nordeste brasileiro. Belo Horizonte: 2º simpósio científico do ICOMOS Brasil.2018.
AFONSO, ALCILIA; MENESES, CAMILA; Patologia do patrimônio moderno. O caso do Teatro Municipal Severino Cabral. Campina Grande - PB. ed. Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, 2018. 17 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: Manutenção de edificações - Procedimento. Rio de Janeiro, 1999. Científico do ICOMOS Brasil, Belo Horizonte-MG, p. 1-18, 8 maio 2019. Disponível em:
BRANDI, Cesare, Teoria da restauração /   Cesare Brandi ; tradução Beatriz Mugayar Kühl ; apresentação Giovanni Carbonara ; revisão Renata Maria Parreira Cordeiro.Cotia, SP :   Ateliê,   2005.
BRITO, M.; BENÍCIO, A.. Roteiro para execução de levantamento arquitetônico. Olinda: Prefeitura Municipal de Olinda, 1987.
CARBONARA, Giovanni, Avvicinamento al restauro :   teoria, storia, monumenti.
Napoli :   Liguori ,   1997.  1.ed
CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: Editora UNESP, 2001.
CASTRIOTA, L. B. Patrimônio cultural. Conceitos, políticas, instrumentos. São Paulo: Anablume, 2009.
CURY, I. (Org.). Cartas Patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN/Deprom, 2000.
DE GRACIA, F. Construir en lo construído: la arquitectura como modificación. Madrid: NEREA, 1992.
KUHL, Beatriz. Cesare Brandi e a teoria da restauração. 2007
KUHL, Beatriz. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização. São Paulo: 2007.
LEMOS, C. O que é Patrimônio Histórico? Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Debates, 1981.
LICHTENSTEIN, Noberto. Patologia das construções. Publicado no Boletim Técnico Nº06/86 da Escola Politécnica da USP. SP USP. 1986
MONTANER, J. M. Museus para o século XXI. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. Normas legais relacionadas ao tema do patrimônio.
MOREIRA, Lilian. Patrimônio cultural imaterial e sua proteção pelo ministério público. In MIRANDA, Marcos. Patrimônio Cultural. Belo Horizonte: Del Rey. 2013.
MUÑOZ VIÑAS, Salvador. Teoría Contemporánea de la Restauración. Editorial Síntesis, Madri; 1ª edição, 2004.
NESBITT, K. (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura. Antologia teórica 1965-1995. Trad. Vera Pereira. Editora Cosac Naify, 2006.
RIBEIRO, Rosina Trevisan M.; NÓBREGA, Claudia C. L. (org.). Projeto e Patrimônio: reflexões e aplicações. Rio de Janeiro: Rio Books. 2016.
SOUZA, V. C.; RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: PINI, 1998.
TINOCO, Jorge Eduardo. Mapa de danos. Recomendações básicas. Recife: CECI/MDU. 2009.
VASCONCELOS, S. de. Arquitetura no Brasil: Sistemas Construtivos. Belo Horizonte: UFMG, 1979.
ZANCHETTI, S.. MILET, V. & MARINHO, G. (Org.). Estratégias de intervenção em áreas históricas. Recife: MDU/UFPE, 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Art Déco em Campina Grande

Texto: Alcilia Afonso Essa postagem tratará de uma breve introdução sobre o estilo Art Déco encontrado em Campina Grande, que compõe um rico acervo arquitetônico estudado por vários autores que se aprofundaram sobre o tema, como Lia Rossi(2010) e Marcus Queiroz(2008). Para quem se interessar sobre o tema, há também um artigo escrito por AFONSO e ARAÚJO(2015) que explora esta linguagem na cidade de Campina Grande. Esclarecendo o conceito: Art Déco e a protomodernidade.   A linguagem Déco foi uma tendência francesa que surgiu devido a um movimento internacional de design, destacando-se no período de 1925 a 1939, se estendendo pelas artes decorativas, arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como nas artes visuais, na moda, na pintura, nas artes gráficas e cinema. Pode-se afirmar que, de certa maneira, misturou diversos estilos e movimentos, tais como, o construtivismo, o cubismo, Bauhaus, Art Nouveau, o modernismo e o futurismo.

Casa Miguel Vita, Recife. 1958: Documentação e arquitetura

Esta postagem visa socializar o material documental produzido por mim,  arquiteta, e professora Dra. Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo, que entre 2002 a 2006, realizei minha tese doutoral no Departamento de projetos arquitetônicos da ETSAB/UPC-Barcelona,  e analisei esta obra, entre outras, para minha tese de doutorado sobre a consolidação da arquitetura moderna em Recife, nos 50 (Afonso,2006).                               Vista da fachada principal e lateral direita(nordeste). Fonte: 3D de Ivanilson Pereira 2020, baseado em redesenho em Autocad de Alcilia Afonso. 2004 . Torna-se necessário difundir tal pesquisa, considerando que recentemente, entre os dias 3 e 4 de outubro a  Casa Miguel Vita foi abruptamente demolida , nos restando agora, apenas a documentação produzida para a salvaguarda da memória arquitetônica do bem. Conclui recentemente um artigo sobre a obra a ser publicado em breve- na Revista Mnemosine, do programa de pós-graduação em história da UFCG, que fará parte de u

Raul Cirne: A presença mineira no nordeste brasileiro.

                                                             Texto: Alcília Afonso. AFONSO (2014) vem realizando pesquisas sobre o arquiteto Raul Cirne e sua atuação no nordeste brasileiro, havendo escrito artigos publicados em periódicos e em congressos sobre modernidade arquitetônica e através de tais pesquisas, levantou-se que Raul de Lagos Cirne era filho de Otto Pires Cirne e Maria de Lourdes de Lagos Cirne, e nasceu no dia 04 de agosto de 1928, em Belo Horizonte.                                                    O arquiteto em entrevista à Alcilia Afonso.BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013. Graduou-se Engenheiro Arquiteto pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1951, quando iniciou, em seguida, suas atividades como arquiteto.                    Em sua antiga prancheta de trabalho. BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013. Na sua formação como arquiteto, Cirne conviveu com a implantação da linguagem moderna na ci