Pular para o conteúdo principal

Tertuliano Dionísio: A presença do arquiteto em obras modernas de Campina Grande. 1960-1980. Etapa 01. (PIVIC 2018/2019)

Pesquisador: Ivanilson Santos Pereira_CAU.UAEC.CTRN.UFCG
Orientadora: Dra. Alcília Afonso A Melo_CAU.UAEC.CTRN.UFCG
Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar_GRUPAL
Linha de Pesquisa História da Arquitetura e da Cidade Moderna. FORM CG.


Fonte: Retalhos Históricos de Campina Grande - cgretalhos.blogspot.com. 2018.

OBJETIVO_
Resgatar a imagem do arquiteto pernambucano Tertuliano Dionísio na cidade de Campina Grande, no recorte temporal das décadas de 60 a 80. 

JUSTIFICATIVA_
Necessidade em resgatar o conjunto de obras produzidas pelo personagem analisado, abrangendo um corte cronológico auge de sua produção na cidade, além de fomentar as problemáticas sobre o estado de conservação, reconhecimento legal e reflexões acerca das contribuições técnico-construtivas da mesma.

RELEVÂNCIA_
Inserção desse rico acervo no rol de bens culturais campinenses, bem como, a proteção legal dos mesmos por processos que resguardem a descaracterização ou perda total das edificações. 

METODOLOGIA_
Metodologia de Análise do Objeto Arquitetônico (AFONSO 2017)
Dimensão normativa (AFONSO 2018) | Dimensão histórica (SERRA 2006)

Confira a seguir, alguns resultados/ materiais parciais desenvolvidos na pesquisa:

DADOS BIOGRÁFICOS:

NOME COMPLETO: Tertuliano Dionísio da Silva;
NOMES ATRIBUÍDOS: "Arquiteto do Centenário" ,"Tertuliano";
NASCIMENTO/ FALECIMENTO: 1931/ 1983 (53 anos);
FORMAÇÃO: Escola de Belas Artes de Pernambuco - EBAP;
TIPOLOGIAS PROJETUAIS: Residências, Instituições públicas, Centros esportivos.


A ESCOLA DO RECIFE | ANTECEDENTES MODERNIZADORES A PRODUÇÃO DE TERTULIANO DIONÍSIO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. 
Fonte: Ivanilson Santos. 2018

 LEVANTAMENTO PRODUÇÃO DE TERTULIANO DIONÍSIO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. Fonte: Ivanilson Santos. 2018.

MAPEAMENTO |  PRODUÇÃO DE TERTULIANO DIONÍSIO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. Fonte: Ivanilson Santos. 2018.

 IDENTIFICAÇÃO |  PRODUÇÃO DE TERTULIANO DIONÍSIO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. Fonte: Acervo GRUPAL. 2018.

Por: Ivanilson Santos.2019.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Art Déco em Campina Grande

Texto: Alcilia Afonso Essa postagem tratará de uma breve introdução sobre o estilo Art Déco encontrado em Campina Grande, que compõe um rico acervo arquitetônico estudado por vários autores que se aprofundaram sobre o tema, como Lia Rossi(2010) e Marcus Queiroz(2008). Para quem se interessar sobre o tema, há também um artigo escrito por AFONSO e ARAÚJO(2015) que explora esta linguagem na cidade de Campina Grande. Esclarecendo o conceito: Art Déco e a protomodernidade.   A linguagem Déco foi uma tendência francesa que surgiu devido a um movimento internacional de design, destacando-se no período de 1925 a 1939, se estendendo pelas artes decorativas, arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como nas artes visuais, na moda, na pintura, nas artes gráficas e cinema. Pode-se afirmar que, de certa maneira, misturou diversos estilos e movimentos, tais como, o construtivismo, o cubismo, Bauhaus, Art Nouveau, o modernismo e o futurismo.

Casa Miguel Vita, Recife. 1958: Documentação e arquitetura

Esta postagem visa socializar o material documental produzido por mim,  arquiteta, e professora Dra. Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo, que entre 2002 a 2006, realizei minha tese doutoral no Departamento de projetos arquitetônicos da ETSAB/UPC-Barcelona,  e analisei esta obra, entre outras, para minha tese de doutorado sobre a consolidação da arquitetura moderna em Recife, nos 50 (Afonso,2006).                               Vista da fachada principal e lateral direita(nordeste). Fonte: 3D de Ivanilson Pereira 2020, baseado em redesenho em Autocad de Alcilia Afonso. 2004 . Torna-se necessário difundir tal pesquisa, considerando que recentemente, entre os dias 3 e 4 de outubro a  Casa Miguel Vita foi abruptamente demolida , nos restando agora, apenas a documentação produzida para a salvaguarda da memória arquitetônica do bem. Conclui recentemente um artigo sobre a obra a ser publicado em breve- na Revista Mnemosine, do programa de pós-graduação em história da UFCG, que fará parte de u

Raul Cirne: A presença mineira no nordeste brasileiro.

                                                             Texto: Alcília Afonso. AFONSO (2014) vem realizando pesquisas sobre o arquiteto Raul Cirne e sua atuação no nordeste brasileiro, havendo escrito artigos publicados em periódicos e em congressos sobre modernidade arquitetônica e através de tais pesquisas, levantou-se que Raul de Lagos Cirne era filho de Otto Pires Cirne e Maria de Lourdes de Lagos Cirne, e nasceu no dia 04 de agosto de 1928, em Belo Horizonte.                                                    O arquiteto em entrevista à Alcilia Afonso.BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013. Graduou-se Engenheiro Arquiteto pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1951, quando iniciou, em seguida, suas atividades como arquiteto.                    Em sua antiga prancheta de trabalho. BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013. Na sua formação como arquiteto, Cirne conviveu com a implantação da linguagem moderna na ci