Pular para o conteúdo principal

Arquitetura no nordeste brasileiro_ Livros publicados por Alcilia Afonso

Resgate da produção bibliográfica da professora e arquiteta Dra. Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo, Kaki, desde 2002 até o momento, atualizado em janeiro de 2021.




Revolução na arquitetura: Recife, década de trinta.
Intervenções do estado sobre a arquitetura e o espaço da cidade de Recife.
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo
Teresina. Edufpi: 2002.

AFONSO, ALCILIA. Revolução na arquitetura: Recife, década de 30. ISBN 8574630373. Teresina: EDUFPI. 2001.

O livro trata da história da implantação da arquitetura moderna na cidade de Recife, Pernambuco, nordeste brasileiro- analisando a ingerência do Estado nesse processo, durante a gestão de Carlos de Lima Cavalcanti (1930-1937), que adotou como ordem política, a utilização do ideário moderno nos projetos arquitetônicos estaduais, através da montagem de uma equipe de projetos liderada pelo arquiteto mineiro Luiz Nunes. A proposta é contrapor arquitetura/cidade; arquitetura/política procurando relacionar os diversos aspectos que envolveram essa relação naqueles anos.



Arquitetura em Teresina:150 anos. Da origem à contemporaneidade.
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo
Teresina: EDUFPI, Gráfica Halley. 2002.

AFONSO, ALCILIA. Arquitetura em Teresina: 150 anos. Da origem a contemporaneidade. Teresina: EDUFPI. 2002.

A proposta do livro foi trabalhar com a arquitetura da cidade de Teresina em seus 150 anos de existência, desde sua origem à sua contemporaneidade. A ideia é refletir sobre questões pertinentes ao estado de conservação atual do acervo arquitetônico da cidade. Apesar de ser uma cidade relativamente nova, estaria preservando a sua memória arquitetônica? Os aspectos históricos, geográficos, culturas estão sendo considerados nos novos projetos de arquitetura? E como está sendo tratado seu centro histórico? São algumas reflexões que a obra realizou.




Arquitetura piauiense 
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo
Michele de Moraes. 
 Teresina : EDUFPI, 2009.105 p. : il.


               A ideia do livro/ caderno de desenhos e da exposição “ARQUITETURA PIAUIENSE” é a de resgatar a produção arquitetônica piauiense através de desenhos, esboços e croquis realizados por alunos e ex-alunos da disciplina arquitetura brasileira 2, do curso de arquitetura e urbanismo do departamento de construção civil e arquitetura do centro de tecnologia da Universidade Federal do Piauí (DCCA/ CT/ UFPI) e que formam parte de um grupo de pesquisa intitulado “Amigos do patrimônio”.

               O trabalho foi inicialmente levantado através de registros fotográficos, selecionados e desenhados manualmente, procurando valorizar os detalhes arquitetônicos, e em seguida, analisados de forma a criar “pistas” para trabalhos futuros.

                 Optou-se pela divisão em capítulos destinados a enfocar cada exemplar por suas respectivas tipologias arquitetônica (arquitetura civil, religiosa, institucional) e detalhes construtivos.

                Foi um “fazer” prazeroso, imbuído de uma vontade coletiva de buscar colaborar com a difícil e árdua tarefa de preservação do patrimônio cultural brasileiro.


        


 Documentos de Arquitetura Moderna no Piauí
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo
Ana Rosa Negreiros
2012

AFONSO, ALCILIA A.; NEGREIROS, A. R. Documentos da Arquitetura Moderna no Piauí. ISBN: 978-8574-6327-59. Teresina: EDUFPI, Gráfica Halley, 2010. 280p.il

A publicação trata-se do  livro “Documentos de Arquitetura Moderna no Piauí” que foi  resultado de investigações científicas realizadas  na área de arquitetura, pelo grupo de pesquisa “Modernidade Arquitetônica”.

Utilizou como metodologia uma pauta de investigação aplicada no programa de doutorado em projetos arquitetônicos da ETSAB/UPC, Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha, que tem como ferramenta de trabalho, documentos gráficos projetuais (plantas, cortes e fachadas) e fotografias que possibilitam a análise do objeto/edifício.

O livro “Documentos de Arquitetura Moderna no Piauí” é composto de artigos publicados em anais de congressos sobre a arquitetura moderna teresinense e documentos inéditos como plantas, perspectivas, seções construtivas, fachadas, análises arquitetônicas de edifícios que utilizam a linguagem moderna no Estado do Piauí. É um trabalho precursor, pois por primeira vez, estas informações serão publicadas, divulgando o rico acervo arquitetônico/ cultural da capital piauiense, e que poderão servir de subsídios para pesquisas futuras na área.

Trata-se, pois, de um rico trabalho de resgate da memória arquitetônica piauiense, ainda tão pouco estudada e difundida. A qualidade alcançada da obra apresentada é fruto da dedicação de nossos incansáveis e empolgados colaboradores, como a estudante Ana Rosa Negreiros, que colaborou na coleta do material aqui publicado."





La arquitectura moderna en Recife en los años 50. 
Los criterios proyectuales de la escuela  de Recife
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo
Saarbrucken: LAP Lambert, 2012.


AFONSO, ALCILIA A. La Arquitectura moderna en Recife en los años 50. ISBN: 978-3846-5616-52. Saarbrücken Alemania: LAP LAMBERT Academic Publishing GmbH & Co. KG, 2012, 375p. Il

A editora alemã Editorial Académica Española/EAE que é uma marca da LAP LAMBERT Academic Publishing GmbH & Co. KG, situada na cidade de Saarbrücken, Alemanha, publicou o trabalho resultado de tese doutoral da prof. Dra. Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo(Kaki), cujo título é " La arquitectura moderna en Recife en los años 50".

O trabalho resgata os critérios projetuais da arquitetura moderna produzida em Recife nos anos 50, pelos arquitetos e professores Mário Russo, Acácio Gil Borsói , Delfim Amorim e Heitor Maia Neto, que produziram edificações voltadas para o clima tropical brasileiro, usando soluções, técnicas e materiais locais, resultando em um rico acervo moderno, e que vem influenciando à várias gerações.


O livro é comercializado através do site Amazon.

ISBN-13: 978-3846561652


                             

Habitação de interesse social em Teresina: algumas reflexões 
Alcília Afonso de Albuquerque e Melo
 Samara  Veloso.
Teresina: EDUFPI, 2012. 260p. : il.   

AFONSO, ALCILIA; Habitação de interesse social no Piauí: algumas reflexões. ISBN: 978-8574-6330-08. Teresina: EDUFPI, Gráfica Halley, 2012, 280p. il

O trabalho trata de publicar pela primeira vez, algumas reflexões sobre a questão da habitação de interesse social em Teresina, utilizando para isso, a produção realizada por pesquisadores, profissionais, professores e alunos bolsistas que vêm contribuindo de forma constante e contínua com intervenções nesta área, através do Grupo de pesquisas em Habitação/Habarq, cadastrado na Ufpi e no Cnpq, e que está implantado no curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Construção Civil e Arquitetura do Centro de Tecnologia da Ufpi/ Universidade Federal do Piauí. 

A proposta é focar no contexto teresinense, tratando da realidade local e propostas pautadas em necessidades e condicionantes que estejam dialogando com o meio.

A publicação do livro foi possível devido ao apoio do Proext 2010, Ministério das Cidades e Ministério da Educação que através de projeto de extensão aprovado, patrocinou o mesmo.





     Antonio Luiz. Arquiteto
Alciília Afonso de Albuquerque e Melo
Teresina: Gráfica Halley. 2013

AFONSO, ALCILIA. Antonio Luiz: Arquiteto. ISBN: 978-85-7463-573-6; Teresina: EDUFPI, Gráfica Halley .2012, 100p.

Projetar com critérios, com valores, relacionando arquitetura e estrutura, com atenção especial ao detalhe projetual e construtivo são alguns princípios que norteiam a produção arquitetônica moderna universal. 

E o arquiteto Antonio Luiz é um profissional que se caracteriza pela adoção de tais pontos. Objeto de estudo de nossas pesquisas, por meio do grupo Modernidade Arquitetônica, cadastrado na UFPI e no CNPq, o profissional mineiro, radicado em Teresina, capital do Estado do Piauí, desde a segunda metade da década de 60, produz um trabalho com uma excelente qualidade projetual, a qual o consolidou como uma dos mais produtivos arquitetos dos anos 70, 80 e 90.

Observou-se, nas pesquisas sobre seu trabalho, que, em suas distintas tipologias, o mesmo segue uma linha, com especial atenção à estrutura, aos revestimentos, obtendo um bom resultado, que pode ser exemplificado em edifícios como a sede da antiga CEPISA, o Eldorado Country Clube, o Instituto Antonino Freire e diversos projetos residenciais que marcam a paisagem teresinense.

O presente livro tem como objetivo divulgar esse trabalho, e, para isso, está dividido em duas partes: uma primeira, voltada para artigos realizados por pesquisadores teresinenses que refletem sobre algumas dessas obras, analisando-as e apontando os aspectos que devem ser considerados no olhar mais atento sobre tal produção; e uma segunda parte, voltada para catalogar obras do arquiteto, através de imagens como perspectivas e fotografias, e textos analíticos e pontuais que foram recentemente objeto de uma exposição sobre Antonio Luiz, promovida pelo CAU-PI.

Dessa maneira, este livro servirá de base para futuros estudos a serem realizados em nível mais profundo sobre esse profissional, que serve como referência para a compreensão da arquitetura realizada na cidade de Teresina.



Documentação da arquitetura: Teresina, 160 anos.
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo(org)
2013

AFONSO, ALCILIA. Documentação da arquitetura: Teresina, 160 anos. ISBN: 9787463482-1; Teresina: EDUFPI, Editora Gráfica Aliança, 2013, 203p. Il

Teresina completou em agosto de 2012, cento e sessenta anos de fundação como capital do Estado do Piauí.  Planejada pelo Conselheiro Saraiva, a cidade apresenta uma arquitetura composta por edificações com estilos eclético, moderno e contemporâneo. 
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí/ UFPI vem pesquisando esta produção através de trabalhos acadêmicas desenvolvidos em nível de graduação e pós graduação, e este livro tem como objetivo, divulgar os resultados dessas investigações para contribuir com o processo de educação patrimonial e preservação da memória arquitetônica teresinense. Tais trabalhos são de autoria diversificada, e certamente servirão de base para estudos futuros que poderão ser aprofundados em cada temática aqui trabalhada.



Da Matriz vejo a cidade: a Igreja de Santo Antônio em Campo Maior
 Natália Oliveira
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo
2015

AFONSO, ALCILIA. OLIVEIRA, N.; Da matriz vejo a cidade: A Igreja de Santo Antônio em Campo Maior. ISBN: 978-85-7463-919-2; Teresina: EDUFPI, Gráfica Halley, 2015. 200p.  

Este trabalho é resultante da orientação de uma dissertação de Mestrado em História do Brasil, da UFPI,Este trabalho é resultante da orientação de uma dissertação de Mestrado em História do Brasil, da UFPI, da qual tive o prazer e a honra de ser orientadora da historiada e hoje, Mestra, Natália Oliveira.

Dedicada, interessada, estudiosa e curiosa, Natália trilhou ao longo de dois anos de convivência e parceria, um caminho rico e profícuo, que resultou na publicação de sua pesquisa, que para a publicação, contou com o apoio indispensável da Diocese de Campo Maior.

Não podia deixar de convidar para trabalhar conosco na diagramação que está perfeita, nosso querido e competente Rômulo Marques, que se dedicou de corpo e alma, para juntos, fazermos mais um trabalho que se dedica a olhar, analisar e resgatar, a arquitetura religiosa produzida na histórica cidade piauiense de Campo Maior. da qual tive o prazer e a honra de ser orientadora da historiada e hoje, Mestra, Natália Oliveira.

Dedicada, interessada, estudiosa e curiosa, Natália trilhou ao longo de dois anos de convivência e parceria, um caminho rico e profícuo, que resultou na publicação de sua pesquisa, que para a publicação, contou com o apoio indispensável da Diocese de Campo Maior.

Não podia deixar de convidar para trabalhar conosco na diagramação que está perfeita, nosso querido e competente Rômulo Marques, que se dedicou de corpo e alma, para juntos, fazermos mais um trabalho que se dedica a olhar, analisar e resgatar, a arquitetura religiosa produzida na histórica cidade piauiense de Campo Maior.


Arquitetura Moderna em Teresina: Guia
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo
Victor Verissimo
2015

O livro “Arquitetura Moderna em Teresina: Guia” foi idealizado por seus autores visando organizar e dispor informações sobre o relevante acervo moderno, que caracteriza o período de modernidade arquitetônica de Teresina, capital do Piauí.

O objetivo desta publicação é servir como um documento capaz de informar e orientar de forma simples e direta, pesquisadores, bem como, demais interessados na área, de uma forma em geral.

Utilizou-se como estratégia "blocar" por rotas, os quatro períodos dessa modernidade - a proto- modernidade, a modernidade precursora, a consolidada, a tardia - que consistiu numa maneira de tentar organizar metodologicamente, os exemplares, por períodos, relacionados à etapas da história sócio cultural, política e econômica nacional, que de certa forma, influenciou cada momento.



CADERNO DE RESUMOS_ 6º DOCOMOMO NORTE NORDESTE_ ARQUITETURA_ TECTÔNICA_  LUGAR


Procurar  o diálogo entre  temas de pesquisas que são desenvolvidas por professores, pesquisadores, alunos, profissionais de uma forma em geral-  que envolvam a Modernidade e sua relação com Arquitetura, a Tectônica  e o Lugar, é o objetivo desse sexto seminário regional que trata sobre a documentação e a conservação do movimento moderno nas regiões do Norte e Nordeste brasileiro.

Foi muito bom, receber centenas de resumos oriundos dos mais distintos estados brasileiros, dessas regiões, entre eles, Amazônia, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia.  

Melhor ainda, foi constatar que muitos desses trabalhos foram enviados por pesquisadores jovens, estudantes de graduação, que agora, participam de maneira incisiva de nossos seminários. Esta participação discente nos fez criar por primeira vez, o DocoJovem- um espaço destinado à apresentações dessas pesquisas realizadas por uma geração que será a responsável futura pela difusão do trabalho feito, atualmente, por docentes vinculados a programas de pós graduação no Brasil.

Observar através dos resumos enviados, a investigação que vem sendo realizada sobre arquitetos ainda inéditos, pouco estudados; sobre obras desconhecidas pelo grande público e até mesmo pela academia; projetos arquitetônicos modernos, que forma e são símbolos da modernidade urbana de seus lugares;  a tectônica utilizada, dialogando sistemas, materiais, técnicas construtivas com o lugar; as soluções climáticas utilizadas para resolver as dificuldades de nossas regiões geográficas, as paisagens, os territórios...

Enfim, nosso caderno de resumos visa apresentar esse mosaico rico, diverso, distinto, com identidade cultural, que faz parte de cada lugar pesquisado.

Cada arquiteto, cada obra, cada cidade, cada paisagem, formando um acervo cultural, patrimonial que necessita ser sempre documentado, conservado, divulgado e valorizado.

Sem dúvida, o que estamos realizando enquanto pesquisadores, apresentando a síntese desses trabalhos de pesquisa-  faz parte de uma ação de educação patrimonial moderna, na busca de divulgar, sensibilizar, debater, refletir, com  a sociedade e seus cidadãos, o valor desse patrimônio moderno e a necessidade que todos nós possuímos, em nossos distintos lugares, em preservá-lo.

Serão aqui publicados, todos os resumos enviados ao nosso seminário, possibilitando assim, que todos os interessados possam conhecer as investigações que vêm sendo realizadas na área e possam, criar redes de pesquisas inter regionais, nacionais e internacionais sobre o patrimônio moderno produzido no norte e nordeste brasileiro.



                                                    Caderno de Resumos. 



MINI_ Guia da arquitetura moderna em Teresina

AFONSO, ALCILIA; GUMARAES, V. V. Guia de bolso da arquitetura moderna em Teresina: o diálogo entre a arquitetura, tectônica e a modernidade. ISBN: 978-85-509-0024-7; Teresina: EDUFPI, Cidade Verde, 2016.80p.il


Partindo-se do entendimento que guiar significa acompanhar alguém para lhe mostrar um caminho- ou ainda,  orientar, aconselhar, ensinar, levar a algum lugar, este "Guia da arquitetura moderna em Teresina" possui esse objetivo: o de indicar, induzir, insinuar, instigar, nortear, a que o pesquisador ou estudante interessado na produção da arquitetura moderna em Teresina, conheça rotas da modernidade local, em seus distintos momentos, e possa aprofundar o seu conhecimento sobre determinada obra, situando-a no contexto urbano e da paisagem natural e construída, na qual a mesma está inserida.

Guiar também possui o significado de  resguardar e  socorrer. Dessa forma, o resgate desse produção que ao longo dos anos vem sofrendo descaracterizações, também é uma maneira de resguardar este acervo, que necessita do reconhecimento e da apropriação por parte da população, e dos agentes públicos, que precisam estar mais atentos ao valor e significado desse patrimônio para a sociedade, e procurem realizar algo de concreto, para a preservação do mesmo.


Guia de Bolso_ Arquitetura moderna de Teresina



AFONSO, ALCILIA. Modernidade no Norte Nordeste Brasileiro: o diálogo entre arquitetura, tectônica e lugar. ISBN 978-85-509-0164-0; Teresina: Gráfica Editora Cidade Verde, 2017, 321p. il.

O objetivo desse livro é divulgar as pesquisas que tratam sobre a produção, a tectônica, a materialidade, as soluções projetuais, os autores conhecidos ou ainda desconhecidos dos acervos modernos da região, enfim, o rico patrimônio cultural, especificamente, artístico,  arquitetônico e urbanístico de cidades como por exemplo, Manaus, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Campina Grande, Recife, Salvador. 

Os artigos selecionados e aqui publicados na coletânea, procuraram traçar um panorama embasado nos eixos temáticos propostos, expondo através das pesquisas realizadas, a diversidade do acervo, bem como, material documental que contribui para a construção de uma história, de uma reflexão sobre a modernidade produzida na região do norte e nordeste brasileiro.



Modernidade no norte nordeste  brasileiro. o diálogo entre  arquitetura, tectônica e lugar
Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo(org)
2017


AFONSO, ALCILIA. Arquiteturas do sol: resgate da modernidade no nordeste brasileiro / ISBN: 978-65-86171-24-2– Teresina: EDUFPI, 2020. 410 p.il.

* lançamento do livro impresso em fevereiro de 2021

            Arquiteturas do sol: resgate da modernidade no nordeste brasileiro

Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo(org)
2020

 

A proposta do livro é divulgar os resultados de nossas investigações na área da arquitetura nos trópicos brasileiros, compondo um conjunto documental que possa servir de base para novos voos acadêmicos e profissionais. Os capítulos tratam sobre a documentação e a conservação da arquitetura moderna produzida nas cidades de Recife/PE, Teresina/PI e Campina Grande/PB que foram os lugares de nossas investigações. Foi dividido em quatro eixos temáticos, a fim de condensar as discussões em cada parte, reunindo ali os artigos que trataram dos temas que em seguida serão expostos.

O primeiro eixo tratará de textos voltados para as arquiteturas do sol, enfocando questões mais genéricas da produção do nordeste brasileiro. O segundo está voltado para artigos que tratam do tema da tectônica relacionada com a modernidade. O eixo temático três volta-se para um tema bastante pertinente na atualidade, que é o acervo do patrimônio industrial moderno. 

Aqui, se resgatará discussões para a compreensão de que no Nordeste ocorreram dois momentos importantes da construção de uma modernidade industrial. O eixo temático quatro está direcionado para discussões que tratam sobre a salvaguarda, e soluções que procuram preservar e retomar a documentação do acervo moderno, além de se preocupar também com aspectos da sua conservação.

Tais capítulos que compõem essa coletânea devem dar continuidade à  pesquisas na área, servindo de subsídios para tornar mais robusto o trabalho de documentação, bem como, subsidiar projetos de intervenção para a conservação do acervo moderno nordestino.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Art Déco em Campina Grande

Texto: Alcilia Afonso Essa postagem tratará de uma breve introdução sobre o estilo Art Déco encontrado em Campina Grande, que compõe um rico acervo arquitetônico estudado por vários autores que se aprofundaram sobre o tema, como Lia Rossi(2010) e Marcus Queiroz(2008). Para quem se interessar sobre o tema, há também um artigo escrito por AFONSO e ARAÚJO(2015) que explora esta linguagem na cidade de Campina Grande. Esclarecendo o conceito: Art Déco e a protomodernidade.   A linguagem Déco foi uma tendência francesa que surgiu devido a um movimento internacional de design, destacando-se no período de 1925 a 1939, se estendendo pelas artes decorativas, arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como nas artes visuais, na moda, na pintura, nas artes gráficas e cinema. Pode-se afirmar que, de certa maneira, misturou diversos estilos e movimentos, tais como, o construtivismo, o cubismo, Bauhaus, Art Nouveau, o modernismo e o futurismo.

Casa Miguel Vita, Recife. 1958: Documentação e arquitetura

Esta postagem visa socializar o material documental produzido por mim,  arquiteta, e professora Dra. Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo, que entre 2002 a 2006, realizei minha tese doutoral no Departamento de projetos arquitetônicos da ETSAB/UPC-Barcelona,  e analisei esta obra, entre outras, para minha tese de doutorado sobre a consolidação da arquitetura moderna em Recife, nos 50 (Afonso,2006).                               Vista da fachada principal e lateral direita(nordeste). Fonte: 3D de Ivanilson Pereira 2020, baseado em redesenho em Autocad de Alcilia Afonso. 2004 . Torna-se necessário difundir tal pesquisa, considerando que recentemente, entre os dias 3 e 4 de outubro a  Casa Miguel Vita foi abruptamente demolida , nos restando agora, apenas a documentação produzida para a salvaguarda da memória arquitetônica do bem. Conclui recentemente um artigo sobre a obra a ser publicado em breve- na Revista Mnemosine, do programa de pós-graduação em história da UFCG, que fará parte de u

Raul Cirne: A presença mineira no nordeste brasileiro.

                                                             Texto: Alcília Afonso. AFONSO (2014) vem realizando pesquisas sobre o arquiteto Raul Cirne e sua atuação no nordeste brasileiro, havendo escrito artigos publicados em periódicos e em congressos sobre modernidade arquitetônica e através de tais pesquisas, levantou-se que Raul de Lagos Cirne era filho de Otto Pires Cirne e Maria de Lourdes de Lagos Cirne, e nasceu no dia 04 de agosto de 1928, em Belo Horizonte.                                                    O arquiteto em entrevista à Alcilia Afonso.BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013. Graduou-se Engenheiro Arquiteto pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1951, quando iniciou, em seguida, suas atividades como arquiteto.                    Em sua antiga prancheta de trabalho. BH.2013. Foto: Alcilia Afonso/2013. Na sua formação como arquiteto, Cirne conviveu com a implantação da linguagem moderna na ci