Foi lançado no dia 13 de novembro no Auditório do Centro de Humanidades, o livro Modernidade Arquitetônica no Norte Nordeste Brasileiro, organizado pela professora e arquiteta Dra. Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo/ Kaki.
Sobre o livro, a arquiteta colocou que:
"O grave cenário da preservação cultural brasileiro nesses últimos anos, vem preocupando todos os ativistas patrimoniais, no sentido de procurar caminhos alternativos para se preservar os acervos- e sabe-se que, infelizmente, o patrimônio moderno, vem sendo alvo constante de demolições, descaracterizações, descaso público das instituições preservacionistas.
A necessidade em documentar, conservar, divulgar, valorizar e se apropriar é cada vez mais evidente. Dessa forma, esse livro serve como um pequeno e breve registro de memória, de alguns trabalhos selecionados durante a realização do 6º Seminário do Docomomo Norte Nordeste, que foi realizado entre os dias 10 a 13 de agosto de 2016, na cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, nordeste brasileiro.
Os trabalhos enviados poderiam se enquadrar em cinco grandes eixos temáticos: Eixo temático 1. Arquitetura e Modernidade; Eixo temático 2. Tectônica e Modernidade; Eixo temático 3. Lugar e Modernidade; Eixo temático 4. Arquitetura x tectônica x lugar: interdisciplinaridade; Eixo temático 5. Manifestações artísticas e culturais na modernidade.
A proposta do seminário era suscitar reflexões referentes, principalmente, à relação arquitetura moderna e lugar (norte nordeste brasileiro), sem almejar ser regionalista, mas consciente de que também, precisa-se pensar e analisar criticamente o que foi produzido e o estado da arte do acervo na nossa região, que possui características culturais, geográficas, construtivas, materiais, tão específicas. O objetivo desse livro é divulgar as pesquisas que tratam sobre a produção, a tectônica, a materialidade, as soluções projetuais, os autores conhecidos ou ainda desconhecidos dos acervos modernos da região, enfim, o rico patrimônio cultural, especificamente, artístico, arquitetônico e urbanístico de cidades como por exemplo, Manaus, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Campina Grande, Recife, Salvador.
Os artigos selecionados e aqui publicados na coletânea, procuraram traçar um panorama embasado nos eixos temáticos propostos, expondo através das pesquisas realizadas, a diversidade do acervo, bem como, material documental que contribui para a construção de uma história, de uma reflexão sobre a modernidade produzida na região do norte e nordeste brasileiro."
Algumas imagens do lançamento ocorrido na UFCG, realizadas por Diego Diniz e Igor Michel.
Comentários
Postar um comentário